INCUBADORA DE NEGÓCIOS DA UEM LANÇA OFICIALMENTE AO MERCADO DE TRABALHO 18 STARTUPS
Numa cerimónia solene, que contou com a participação do Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, 18 startups foram, hoje (17.04), graduadas pela Incubadora de Negócios da UEM, na Segunda Cerimónia de Graduação de Startups.
Foram pouco mais de três meses de incubação, mentoria e acompanhamento nos quais as pequenas empresas estiveram imersas, beneficiando, no final, de registo das suas marcas e de financiamento para a continuidade das suas ideias de negócios, baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Na ocasião, o Magnífico Reitor da mais antiga instituição pública de ensino superior no país, fez saber que a cerimónia “simboliza a eficácia do ecossistema do apoio à inovação, como parte da responsabilidade da formação dos nossos estudantes”. E acrescentou ainda que “esta iniciativa consolida o crescimento da nossa Incubadora de Negócios que, com apoio dos parceiros, vai, nos próximos tempos, duplicar a sua capacidade para responder aos objectivos propostos.
A cerimónia, que contou com cerca de 150 participantes, foi introduzida pelo Director do Centro de Informática da UEM, Doutor Luís Neves Domingos, que destacou o apoio dos parceiros como fundamental para impulsionar o empreendedorismo nas áreas ligadas às TIC, bem como o compromisso institucional para a continuidade deste tipo de iniciativas.
Grácio Macuácua, da PowerPoint House, uma empresa especializada em comunicação visual e apresentações profissionais, disse que “este é o culminar de meses de trabalho que tivemos dentro da Incubadora, e o mercado de trabalho pode esperar de nós profissionais qualificados e transformação de ideias que criarão realmente um impacto.
No final do programa, o Magnifico Reitor da UEM pôde conversar com cada startup, numa sessão de networking em que os demais convidados também fizeram parte.