Chegou oficialmente ao fim a implementação do projecto ICT4Dev, uma iniciativa da Universidade Politécnica Di Milano em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, que iniciou há três anos.
A cerimónia de encerramento desta parceria entre estas duas universidades de referência aconteceu na manhã desta terça-feira (13.05), no Anfiteatro da Faculdade de Ciências, com a presença do Magnífico Reitor da UEM, Magnífica Reitora do Politécnico Di Milano, Director do Centro de Informática da UEM, representante do Projecto ICT4Dev e da Embaixada da Itália, bem como membros da comunidade académica entre outros convidados.
O Director do Centro de Informática da UEM, Dr. Luís Neves, destacou, em suas notas de introdutórias, que ” hoje celebramos uma jornada que começou muito antes da assinatura formal do próprio projecto. Sempre houve ambição de melhorar as competências dos nossos jovens a nível de ideias inovadoras com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação.”
“Acima dos números, alcançamos um legado, num projecto que reuniu o Centro de Informática, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia na implementação desta iniciativa”, o Director do CIUEM.
Ao todo, foram formados, durante estes 3 anos: 1256 estudantes de diversas áreas do saber; 20 docentes e corpo técnico administrativo da UEM; 10 startups foram incubadas, das quais 7 estão operacionais e registadas e foram apoiadas 3 trabalhos de final de curso a estudantes de Licenciatura.
O Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, relembrou, na ocasião, os momentos que considerou “nostálgicos”, no arranque do projecto ICT4Dev que, segundo ele, “contribuiu para a operacionalização do plano estratégico da UEM”. O Magnífico Reitor disse ainda que “é possível transformar a realidade quando se investe em pessoas” e que “através desta iniciativa fomos desafiados a rever o nosso currículo e a reimaginar o papel da Universidade como papel activo do desenvolvimento social.”
O projecto ICT4Dev é uma iniciativa financiada pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e implementado em parceria com o Politécnico de Milão, que tem como foco a capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a promoção da inovação e o fortalecimento da cooperação académica internacional.
No Centro de Informática da UEM, o projecto promoveu a capacitação de startups através do seu Espaço de Inovação, em colaboração com diversos mentores e docentes.