A Excelentíssima Vice-reitora da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Profa. Doutora Amália Uamusse, declarou, hoje, aberta oficialmente a 5ª edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia. A cerimonia decorreu no Departamento de Geologia da UEM.
Trata-se de um evento organizado pelo Centro de Informática da UEM (CIUEM) e que reuniu cerca de 100 participantes, entre representantes de entidades nacionais e internacionais ligadas aos sectores da educação e da tecnologia, com o objectivo de reflectir sobre as potencialidades e os desafios da transformação digital e da integração da inteligência artificial (IA) no ensino-aprendizagem, com vista ao desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Esta edição decorreu sob o lema “UEM nos 50 anos de Independência: ensino, aprendizagem, tecnologia e Inteligência Artificial para um desenvolvimento sustentável” e realizou-se em formato híbrido.
O Director do Centro de Informática da UEM, Doutor Luís Neves Domingos, fez uma breve contextualização do evento e manifestou o interesse para que este evento seja uma oportunidade de criação de laços que vão perdurar além desta edição.
“Nesta 5a edição trazemos especialistas nacionais e exemplos práticos daquilo que já têm vindo a ser feito na nossa universidade desde plataformas como o repositório científico, sistema de gestão académica e experiências inovadoras em salas de aula. Queremos que seja um espaço de diálogo franco, aprendizagem mútua e de criação de rede de colaboração interna que perdure para além do dia de hoje”.
Na sequência, a vice-reitora da UEM fez um apelo aos participantes:
“Que estes debates se traduzam em acções concretas, políticas institucionais e parcerias estratégicas. Que daqui saiamos não apenas inspirados, mas comprometidos com a missão de formar cidadãos capazes de liderar a transformação digital em Moçambique.”
A cerimónia contou ainda com uma palestra em torno do tema “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital para um Ensino Sustentável”, dirigida pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, PCA do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC).
A sessão foi marcada ainda pela apresentação em vídeo de testemunhos de docentes com referências de aplicação de tecnologias educacionais (EdTech) em suas práticas pedagógicas, seguido de uma homenagem à Embaixada da Suécia, pela sua contribuição na concepção e materialização desta iniciativa no calendário académico.
Houve espaço para debate entre os painelistas e demais participantes que destacaram, apesar dos ganhos, haver ainda desafios no processo de melhorias das TIC’s na Universidade Eduardo Mondlane.