Decorre, no Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane, uma capacitação para mulheres universitárias finalistas e recém-graduadas em Introdução à Programação WEB, Inovação, Empreendedorismo e Marketing Digital.
O Projecto denominado ‘Coding Girls’ é uma iniciativa do Espaço de Inovação, financiada pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), e tem o objectivo de promover o empoderamento das mulheres através da formação em desenvolvimento de soluções de TIC.
A fase de treinamento iniciou em março do presente ano e terá a duração de 5 meses, em que as participantes terão acesso a 9 módulos dos conteúdos propostos para o ensino-aprendizagem. A posterior, seguir-se-á com a fase de pré-encubação que terá a duração de 3 meses.
Clara Nhaca, finalista do curso de Engenharia de Desenvolvimento de Sistemas, diz que o que a motivou a aderir à formação em Programação Web do Projecto ‘Coding Girl ‘ foi o facto de querer aprender sobre alguns aspectos técnicos que não aprendeu durante a sua formação na academia. E acrescenta: “com o certificado que terei no final do curso poderei integrar em qualquer empresa e isso vai me ajudar muito profissionalmente”.
“Uma vez que a formação tem uma vertente empreendedora, vi a oportunidade de desenvolver as minhas habilidades”, quem o diz é Chelsia da Piedade, formanda do curso de desenvolvimento e educação de infância na UEM. Ela diz ainda que, “por estarmos num mundo globalizado e onde a maioria das actividades centram-se na internet, o curso de programação é um bom curso” e vai ajudar a conciliar com a formação que tem.
Por outro lado, Gilda Muiambo, de 21 anos de idade, afirma que o gosto por desafios fê-la entrar para o curso de Marketing Digital e Empreendedorismo do projecto ‘Coding Girls’. “Temos aprendido a desenvolver projectos. Eu tenho um projecto social comunitário, gostava de abrir uma escolinha comunitária, e acredito que essa formação também vai me ajudar a desenvolver esse projecto”, concluiu.
A sessão, que junta mulheres de diversas áreas de formação, está a capacitar mulheres nas áreas de programação, inovação, empreendedorismo e marketing digital e as beneficiárias terão a oportunidade de participar em processos de pré-incubação e incubação, ou seja, um processo de indução e mentoria para aperfeiçoar as áreas em que cada uma das participantes está envolvida.
Para Nélzio Sitoe, programador Sénior do Espaço de Inovação e também mentor nos módulos de programação web, “as participantes têm demonstrado empenho e vontade de aprender e, incrivelmente, conseguem adquirir conhecimento em programação mesmo sem serem da área da informática”.
O programa, que iniciou a 02 de Março do presente ano, inclui concursos de programação e prototipagem, ciclo de pré-incubação e incubação de negócios e eventos de networking e prevê o seu término para Novembro de 2023.