O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) reuniu jovens empreendedores, Startups e universidades, num evento de dois dias (20 e 21 de novembro), em Maputo, para promover ideias de negócios e discutir questões ligadas ao emprego sustentável no país.
No primeiro dia, o evento contou com a presença do ministro das Ciências, Tecnologias e Ensino Superior, Daniel Nivagara, onde uma das questões de debate esteve assente sobre a acção do Governo na promoção da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no país.
O encontro permitiu ainda discussões sobre o papel das universidades e o seu contributo nas áreas de inovação e empreendedorismo, bem como sobre iniciativas do sector da Indústria e Comércio no registo de patentes e propriedade intelectual.
As Startups que participaram do evento, com destaque para as que estão estabelecidas no Espaço de Inovação da UEM, tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócios e pedir apoio para o financiamento e implementação dos seus projectos, que já se encontram em fase de experimentação.
Um dos projectos de inovação tecnológica consiste em promover a inclusão social de pessoas que padecem de problemas visuais através de uma tecnologia assistida. Esta tecnologia reduz o índice de obstáculos que os deficientes visuais encontram no dia-a-dia, através de um dispositivo denominado ‘guia-vidente’. O dispositivo capta e envia sinais ultrassónicos para o sensor que a pessoa com problemas visuais carrega. A iniciativa é da Startup Kuvona.
O evento decorreu sob o lema: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo como vectores para a transformação socioeconómica e desenvolvimento sustentável em Moçambique e contou com a participação, dentre outras individualidades, do representante do BCI, do director do Centro de Informática da UEM (CIUEM), Luís Neves Cabral Domingos, da directora nacional de Ciência e Tecnologia, Eugénia Cossa e do representante da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego.