O corpo de Direcção do Centro de Informática, colegas, amigos e familiares de antigos colaboradores reuniram-se, hoje (06.08), no Auditório do Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane, para uma cerimônia de reconhecimento aos funcionários que vão à reforma.
São ao todo doze (12) funcionários que dedicaram períodos que compreendem entre 25 a 35 anos de serviço ao Centro de Informática e, que hoje, seguem ao repouso das actividades laborais.
Em representação ao Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, o Director do CIUEM, Doutor Luís Neves Domingos, disse que “mais do que um trajecto que envolveu cargos e funções, estamos a celebrar histórias e até legados. A vossa dedicação moldou não apenas os projectos, mas também os valores que hoje nos definem. Queremos reconhecer, igualmente, o colega que infelizmente não está mais entre nós… o seu nome permanece vivo nas nossas memórias e nos alicerces da nossa Universidade. Esta homenagem não é apenas simbólica, mas é merecida, sincera e com gratidão”.
E, relativamente ao colega Azarias Azael Moiana (em memória), o seu filho (sr. Azael Moiana) manifestou “profunda gratidão” por este momento de reconhecimento. “Depois de anos de dedicação, compromisso e serviço à instituição, ver o seu nome lembrado e celebrado é um sinal de que o legado deixado por ele continua vivo, inspirando novas gerações. Portanto, é um acto que honra não apenas a sua carreira profissional, mas também os valores de integridade, entrega e humildade que sempre cultivou. Saber que o seu contributo foi significativo e que a sua memória permanece presente no coração do CIUEM dá-nos conforto e reforça o sentido de pertença a esta comunidade académica”, concluiu Azael Moiana.
Por outro lado, a representante dos colaboradores reformados, sra. Antonieta Macuácua, disse que os colegas que vão à reforma “estão disponíveis” para continuar a colaborar com o CIUEM, mesmo que seja para consulta de quaisquer actividades. Macuácua agradece por este reconhecimento e diz que deseja continuar a fazer parte desta grande família que é o CIUEM.
Os colegas em causa, que passaram à reforma entre 2015 e 2025 são: Azarias Azael Moiana (em memória), Abílio Uamusse, Almeida Chiote, Ana Leão Rafael, Antonieta Macuácua, Avelino Mondlane, Benedito Djedje, Benjamim Botão, Cristóvão Davuca, José Massango, Rosalinde Polly Gaster e Sebastião Paulino.
O Centro de Informática reconhece e agradece a cada um dos colegas que deixam o Centro com sentimento de dever cumprido e endereça continuação de boa saúde, paz e alegria a todos.