Vinte docentes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), provenientes de diversas faculdades e escolas, estão a participar no curso “Modelos de Desenho de Ensino” (Blended and Online Learning Design), promovido pelo Centre for Innovation in Learning and Teaching (CILT) da Universidade da Cidade do Cabo (UCT). A formação decorre de 7 de julho a 17 de agosto de 2025, em formato online.
Esta capacitação é realizada no âmbito do Subprograma EdTech, coordenado pelo Centro de Informática da UEM (CIUEM), no quadro do Projecto de Cooperação entre a UEM e a Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida).
O curso visa reforçar as competências pedagógicas dos docentes no uso de tecnologias digitais para o ensino híbrido e online, com foco na conceção de experiências de aprendizagem mais eficazes e centradas no estudante.
Participam nesta edição docentes das seguintes unidades orgânicas da UEM:
- Faculdade de Ciências: 7
- Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal: 2
- Faculdade de Letras e Ciências Sociais: 2
- Faculdade de Filosofia: 1
- Escola Superior de Desenvolvimento Rural: 3
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane: 3
- Escola de Comunicação e Artes: 1
- Direção de Registo Académico: 1
Do total de participantes, 7 são mulheres e 13 homens, reflectindo o compromisso da UEM com a promoção da equidade de género e a capacitação contínua do seu corpo docente.
A participação neste curso insere-se nos esforços da UEM para promover a inovação pedagógica e a transformação digital do ensino, criando condições para ambientes de aprendizagem mais inclusivos, interactivos e sustentáveis.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis no website do CILT da UCT:
https://cilt.uct.ac.za/blended-and-online-learning-design-short-courses