Trata-se de Ana Margarida Salvador Mondlane, colaboradora do Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) desde 2021, que defendeu, esta quarta-feira (27.09) a sua monografia intitulada Proposta de Modelo de Partilha de Conhecimento e Assistência Técnica no âmbito da Governação Descentralizada.
O trabalho de conclusão de curso de Informática de Ana Margarida, ministrado pela UEM, enquadra-se no âmbito dos esforços empreendidos pelo Espaço de Inovação para a promoção da realização de monografias que tenham enfoque em aspectos muito específicos da sociedade moçambicana. O mesmo tem contado com o suporte do Projecto ICT4Dev, que tem como parceiro externo a Politécnico de Milano, com financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.
A abordagem da monografia alinha-se na iniciativa LinkingModex, que é uma plataforma de gestão de assistências técnicas e partilha de conhecimento, no âmbito da Governação Descentralizada. A plataforma serve para uso a nível dos Ministérios da Economia e Finanças e da Administração Estatal e Função Pública, bem como Assembleias Provinciais, Conselho Executivo Provincial e o Conselho Provincial de Representação do Estado.
A iniciativa LinkingModex está a ser implementada numa primeira fase nas províncias de Cabo Delgado, Manica e Sofala, com financiamento de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).