O Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes em Moçambique (UNODC) e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) realizam, hoje (03.07), na cidade de Maputo, uma Sessão Técnica sobre o Reforço do Quadro Legal em Matéria de Cibercrime.
As apresentações temáticas sobre a Convenção das Nações Unidas sobre Cibercrime foram testemunhadas por diferentes participantes, incluindo representantes do Centro de Informática da UEM, os engenheiros e especialistas em cibersegurança, David Bila e Xavier Ussivane.
A Convenção das Nações Unidas sobre Cibercrime responde a novas tipologias de crimes, nomeadamente: crimes organizados, ofensas cibernéticas, tráfico de drogas, terrorismo e exploração sexual de menores, e estabelece um quadro reforçado para a criminalização e protecção.
A convenção estará aberta para assinatura a partir de outubro de 2025, em Hanói, Vietname, e posteriormente na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, até 31 de dezembro de 2026.
O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane participa deste vento no âmbito do fortalecimento da cooperação institucional entre as Nações Unidas e a Universidade Eduardo Mondlane.