Espaço de Inovação

O Espaço de Inovação da UEM (EdI) é uma iniciativa relativamente nova – foi inaugurada em Novembro de 2017 -, e que pertence ao Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM). 

A principal missão do Espaço de Inovação é promover o ecossistema de Inovação dentro da Academia, através da sua utilização com um hub que estabelece a ligação entre as diversas unidades da UEM.

Para a implementação da sua missão, o Espaço de Inovação apoia-se nos seguintes pilares: (1) CRIATIVIDADE – promovendo a geração e amadurecimento de ideias inovadoras, (2) INOVAÇÃO – transformando ideias em algo tangível, e (3) EMPREENDEDORISMO – trazendo os produtos de inovação ao consumidor final. 

JOVENS Participantes num Hackathon no Espaço de Inovação

O Espaço de Inovação, para além das actividades concernentes à promoção da inovação dentro da UEM, tem sido igualmente importante no estabelecimento do link entre a Academia e o sector Produtivo, Governo e Sociedade civil.

Em termos de infraestruturas, destaca-se o seu laboratório e o auditório auditório com capacidade para 80 pessoas, com acesso à Internet e condições audiovisuais. Existem também as instalações da Incubadora da UEM, que está neste momento no processo de transição para o EdI.


  • Entrada do Laboratório do EdI


  • Sala do Laboratório do EdI


  • Mesa de Reuniões do Laboratório do EdI


  • Auditório do EdI


  • Auditório do EdI


  • Parte da Incubadora da UEM

 

Deste 2017 até ao momento, já passaram pelo Espaço de Inovação mais de 4.000 pessoas, tendo sido realizados 15+ hackathons, 50+ workshops e cursos de curta duração, 9+ talks, 20+ exposições/seminários, 25+ palestras, 20+ soluções tecnológicas desenvolvidas, 200+ reuniões e 5+ actividades de pesquisas, em colaborações com instituições de pesquisa internacionais.

Neste momento, o Espaço de Inovação possui 2 grandes desafios, nomeadamente, a operacionalização da sua Incubadora, bem como do seu Programa de Aceleração de Startups.

Para mais detalhes contacte-nos pelo telefome +258 82 39 60 796 ou pelo e-mail amorais@inovacao.uem.mz
Pode ainda visitar-nos na nossa página do Facebook http://facebook.com/espacoinovacao.uem